Grandes encontros entre o rock e orquestras já marcaram a história da música mundial. Bandas como Deep Purple, Kiss, Metallica e Scorpions protagonizaram espetáculos memoráveis ao lado de renomadas orquestras, provando que o rock e o erudito podem se complementar e encantar o público. Inspirada por esses exemplos de sucesso, a Orquestra Sinfônica de Teresina (OST) deu seus primeiros passos nesse estilo em 2011.
Naquele ano, como parte das comemorações do aniversário da cidade, a OST se apresentou no adro da Igreja São Benedito ao lado da banda Cojobas. O evento, bem recebido pelo público, plantou a semente para algo maior: criar um concerto próprio que celebrasse o Dia Mundial do Rock. Assim, em 2016, nasceu oficialmente o projeto Rock Sinfônico.
O primeiro Rock Sinfônico foi planejado para que a Orquestra tivesse maior protagonismo. Inspirado no show de 2011, mas com adaptações, começou com uma série de três concertos no Palácio da Música. A recepção foi tão positiva que uma sessão extra foi aberta, seguida por apresentações no Parque da Cidadania, no Theatro 4 de Setembro e até a gravação de um DVD. Com isso, o Rock Sinfônico consolidou-se como parte fixa do calendário da OST, encantando diferentes plateias e unindo o melhor do erudito e do rock em espetáculos inesquecíveis.