Imagine uma manhã de domingo em que, no lugar de piscina, de parque de diversão e de desenhos animados na TV, as crianças prefiram ouvir música infantil com arranjos sinfônicos? Pois foi o que aconteceu em Teresina, no Palácio da Música, no dia 29 de outubro, dentro do projeto Concertos Matinais. Fechando o mês que é dedicado especialmente a elas, a Orquestra Sinfônica de Teresina preparou um concerto recheado de surpresas e de clássicos infantis, desta e de outras épocas. O resultado não poderia ter sido diferente: público recorde no Palácio, com crianças, inclusive, de todas as idades.

“Quando vi a propaganda desse concerto especial para as crianças, já fui logo me organizando para trazer meus pequenos,
que, naturalmente, desde muito bebês, são muito ligados à música. Agora, jamais imaginei que seria algo incrivelmente melhor do que a gente esperava. Saímos daqui extasiados com tamanha beleza. As crianças, então, estão eufóricas”, disseSilvana Nunes, moradora do bairro Lourival Parente, zona Sul de Teresina, que trouxe seus dois sobrinhos ao teatro do Palácio, os pequenos Pedro e Maria Alice.

O público adulto também foi ao delírio, já que, no repertório, muitas cantigas de roda foram tocadas, como “Se essa rua fosse minha”, “Carneirinho, carneirão”, “Escravos de Jó”, entre outras. “A OST sempre se reinventando e proporcionando emoções a diferentes tipos de pessoas e lugares. Por isso que sou muito fã”, disse Kelcya Almeida, presente ao concerto. “Foi lindo ver tantas
crianças prestigiando”, comentou Larissa Marques.

O concerto contou com a participação de alunos do projeto Orquestra Escola, que tiveram espaço durante a apresentação da
OST como solistas. Além disso, também foram convidados os cantores Flávio Moura e Luana Campos, que interpretaram as
cantigas de roda e o clássico “Let It Go”, do filme “Frozen”. “Meu coração ficou acelerado. Não sei nem explicar. Foi muita emoção”, disse a pequena Clara Giovanna, de apenas 09 anos de idade.

Os palhaços do Grupo Vagão também foram convidados especiais dessa manhã inesquecível. “Esse foi mais um importante momento de aproximação do público da música sinfônica, nesse nosso processo de formação de plateia. Trazer as crianças, então, é muito importante, porque estão em fase de formação e precisam ter acesso a esse tipo de cultura”, pontuou o maestro Aurélio Melo, ao fim do concerto, que teve acesso gratuito.