Sempre buscando aproximar a população da música erudita, a Orquestra Sinfônica de Teresina segue com diversos projetos. Um deles acontece na última sexta-feira de cada mês, no Palácio da Música, quando a OST abre sua sala de ensaios para alunos de escolas públicas e privadas aprenderem algo além dos livros didáticos.

Trata-se do projeto “Ensaio Aberto”, quando os jovens deixam as salas de aula para conhecer de perto uma orquestra.
Durante mais ou menos três horas, o maestro Aurélio Melo apresenta aos alunos os diversos instrumentos, seus nomes e sons, incentivando, desde cedo, a apreciação musical e proporcionando uma formação de plateia para esse tipo de música, derrubando o tabu de que esse é um gênero inacessível.

A programação se divide em dois momentos: primeiro, a apresentação, quando a plateia presencia um espetáculo exclusivo. Depois, os músicos e o maestro conversam com os jovens, dando espaço para as crianças questionarem, conversarem e opinarem, fazendo despertar o interesse pela música de concerto, instrumentos e compositores brasileiros e estrangeiros.

“Percebemos o interesse das pessoas pelo trabalho que a Orquestra faz e isso nos incentiva a continuar trabalhando em projetos que levem as pessoas a ouvirem música erudita”, disse o maestro. Segundo ele, foi assim que surgiu a ideia de abrir um dia de ensaios para quem tem interesse em ver como é a preparação dos músicos, em um ensaio normal.

“Queremos atrair o público jovem. É quando somos crianças, adolescentes, que estamos mais abertos a novos gostos, novas
preferências. Se a criança piauiense não tem acesso, não conhece a música erudita, como pode se tornar um adulto musicalmente
culto?”, explica Aurélio Melo. Com a presença de pais e professores, o intuito é que a música erudita se torne um tema do cotidiano teresinense.

Foi essa iniciativa, aliás, que motivou a criação do projeto “OST nas Escolas”, no qual a própria Orquestra Sinfônica de Teresina se desloca aos colégios para se apresentar aos alunos. “Essa atividade é de extrema importância, por oferecer o conhecimento cultural através da música. A visita da Orquestra Sinfônica com esse projeto educativo e cultural é uma grande proposta de inserir a música clássica nas escolas, proporcionando momentos únicos para os alunos”, disse Eliane Santos, coordenadora das Escolas de Tempo Integral da Secretaria Municipal de Educação de Teresina.