Em 2010, a Orquestra Sinfônica de Teresina e o Palácio da Música criaram um projeto com o objetivo de movimentar o centro da cidade nas manhãs de domingo. Inicialmente batizado de “Música depois da Missa”, o evento surgiu com a proposta de atrair o público que frequenta as igrejas do centro de Teresina. Em 2013, mudou o nome para “Concertos Matinais” e, atualmente, está consolidado como opção de lazer e cultura para a população teresinense.

O “Concertos Matinais” acontece todos os domingos, às 11 horas, com entrada franca, no Palácio da Música. Uma atração diferente se apresenta a cada semana, com a Orquestra Sinfônica de Teresina fechando a programação de cada mês. A proposta do projeto é evitar a grande concentração de eventos culturais durante a noite e explorar mais o dia.

Aurélio Melo, maestro da Orquestra Sinfônica de Teresina, relembra que, no início, o projeto causou estranhamento por conta do dia e dos horários das apresentações. Entretanto, ele explica que orquestras em grandes cidades já realizam tradicionalmente esse tipo de apresentação, como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). E, com o passar dos anos, o “Concertos Matinais” criou um público fiel: “notamos mudança de comportamento das pessoas”, afirma o maestro.

Ao longo de todo o ano, as apresentações da Orquestra Sinfônica de Teresina no Concertos Matinais também vão mudando. Elas funcionam como uma espécie de experimentação de novidades, com novos arranjos e participações especiais de outros artistas. Além disso, também vem servindo como uma oportunidade para a realização de um concerto temático, como já ocorreu no período de festas juninas e no dia das crianças.