Em 2010, a Orquestra Sinfônica de Teresina criou um projeto com o objetivo de movimentar o centro da cidade nas manhãs de domingo, no Palácio da Música. Inicialmente batizado de “Música depois da Missa”, o evento surgiu com a proposta de atrair o público que frequenta as igrejas do centro de Teresina. Em 2013, mudou o nome para “Concertos Matinais” e, atualmente, está consolidado como opção de lazer e cultura para a população teresinense.
Aurélio Melo, maestro da Orquestra Sinfônica de Teresina, relembra que, no início, o projeto causou estranhamento por conta do dia e dos horários das apresentações. Entretanto, ele explica que orquestras em grandes cidades já realizam tradicionalmente esse tipo de apresentação, como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). E, com o passar dos anos, o “Concertos Matinais” criou um público fiel: “notamos mudança de comportamento das pessoas”, afirma o maestro.
Ao longo de todo o ano, as apresentações da Orquestra Sinfônica de Teresina no Concertos Matinais também vão mudando. Elas funcionam como uma espécie de experimentação de novidades, com novos arranjos e participações especiais de outros artistas. Além disso, também vem servindo como uma oportunidade para a realização de concertos temático, como já ocorreu nos períodos de festas juninas, dia das crianças e natal.
Em 2022, devido a grande procura pelo projeto, os “Concertos Matinais” passou a ser realizado no Sesc Cultural de Teresina, sempre no último domingo do mês, às 11h.