A Orquestra Sinfônica de Teresina, sempre com o objetivo de aproximar a população da música erudita, criou diversos projetos que buscam atingir públicos variados. Um desses projetos, o Ensaio Aberto, ocorre na última sexta-feira de cada mês, no Palácio da Música. O projeto oferece uma oportunidade única para alunos de escolas públicas e privadas conhecerem de perto o trabalho da orquestra.

Durante a apresentação, os maestros Aurélio Melo e Hilson Costa apresenta aos estudantes os diferentes instrumentos da orquestra, seus nomes e sons. Esse momento serve para incentivar, desde cedo, a apreciação da música clássica e para derrubar o preconceito de que esse estilo musical é inacessível. A proposta é também formar plateia, permitindo que os jovens possam vivenciar a experiência de assistir a uma apresentação e se familiarizar com a música erudita.

O projeto é dividido em duas etapas: primeiro, os alunos assistem a uma apresentação exclusiva da Orquestra. Em seguida, eles têm a oportunidade de interagir com os músicos e o maestro, tirando dúvidas, discutindo sobre os instrumentos e os compositores, e compartilhando suas opiniões sobre o espetáculo. Esse formato busca despertar o interesse dos jovens pela música de concerto, além de promover a troca de conhecimentos e experiências.

O projeto surgiu com a ideia de oferecer aos estudantes a chance de conhecer como é a preparação de uma orquestra para um concerto, assistindo aos ensaios dos músicos. Afinal,  a juventude é a melhor fase para despertar novos gostos musicais e que, ao proporcionar esse tipo de experiência, é possível cultivar um público futuro para a música erudita.