A cada começo de ano, inicia-se também uma nova temporada para a Orquestra Sinfônica de Teresina. Depois das férias e semanas de ensaios, o calendário é inaugurado com o Concerto de Abertura, que, tradicionalmente, mostra ao público os trabalhos que serão desenvolvidos durante o ano, dentre novos projetos e outros já incorporados à programação.
A temporada 2017 foi aberta no dia 11 de março com um concerto na Igreja Nossa Senhora do Amparo, no centro da cidade. Com participação de João Cláudio Moreno, Luana Campos, Soraya Castelo Branco e Gislene Danielle, foram apresentadas oito peças, entre eruditas, religiosas e populares.
“Ver o centro da cidade cheio, em pleno sábado, é nossa satisfação”, disse o maestro Aurélio Melo. A igreja escolhida, que em 2017 completou 190 anos, é um dos prédios mais antigos de Teresina e a igreja matriz da capital. “Fizemos esse convite para ressaltar a primazia da paróquia. Essa igreja foi a primeira edificação de nossa capital. Então, os teresinenses se sentem em casa”, disse o pároco responsável, padre José de Pinho.
Entre o grande público que prestigiou o evento estava o prefeito Firmino Filho, que ressaltou a importância que a Orquestra Sinfônica de Teresina tem para a cidade. “Temos na história da OST um bonito caso de sucesso. Começou sob a liderança do professor Wall Ferraz e, de lá para cá, passos importantes foram dados. Poucas cidades no país têm uma orquestra nesse patamar. Que seja uma temporada de muito sucesso, e que Deus e Nossa Senhora do Amparo possam abençoar nossa Orquestra”, disse, na ocasião.